GNU recebe alunos da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional
O Grêmio Náutico União recebe nesta sexta-feira (08/07) alunos da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional. Cerca de 20 crianças e adolescentes conheceram as dependências do Clube. Eles participam de aulas de esgrima em uma parceria entre a Fundação e o GNU. Além da visita, eles puderam acompanhar o Torneio Internacional Infantil Mario Queiroz, que está acontecendo entre os dias 7 e 10 de julho no Palácio dos Esportes, na sede Moinhos de Vento, do Grêmio Náutico União (GNU).
“Começamos com aulas quinzenais, mas a ideia é passar a ser semanal. A visita lá embaixo (nas esgrima) foi impressionante, o nível de atenção, curiosidade, então acho que vai ser muito legal a sequência disso. vamos manter as aulas durante todo o ano lá na Fundação. A importância deste projeto é total, o esporte muda vidas e a gente sempre pensa em Olimpíadas, mas não, a mudança começa muito antes. Temos que criar oportunidades para estas crianças. Quem sabe está ali um campeão que nunca teria acesso a um Clube assim, um esporte assim”, disse o Diretor da Esgrima do GNU Marcelo Corsetti.
A fundação funciona no segundo andar do Ginásio Gigantinho, ao lado do Estádio Beira-Rio, e é a fundação mais antiga do Brasil dentro de clubes de futebol. Ela foi fundada em 1976 e tem como braço fundamental o esportivo e o cultural. Ao todo, o trabalho é dividido em três atividades: o projeto Interagir, o projeto Educação Integral, que atende nas escolas; e o Interabilita, que trabalha com crianças que têm alguma limitação.
“É um serviço de convivência e fortalecimento de vida onde a gurizada de 6 a 15 anos, no contraturno escolar, faz uso dos espaços de atendimento dentro das dependências do Sport Club Internacional. São oferecidas diversas atividades de cunho esportivo, cultural, pedagógico, e foi então que surgiu esta parceria com o Grêmio Náutico União onde a gente está fazendo uma série de aulas quizenais para a gurizada conhecer este esporte”, explica o psicólogo e técnico social da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional Nicolas Souza.
Ao todo são 76 alunos matriculados e cerca de 15 a 20 alunos comparecem ao projeto da esgrima feito em parceria com o GNU. “As aulas são na sede deles, mas a ideia é trazer os mais talentosos para cá e treinar os professores da Fundação para eles também orientarem futuramente. A missão da gente é passar os valores. Vivemos uma realidade de Clube grande, é um esporte muito branco, então temos que sair dos muros e trazer quem está fora para dentro”, conclui Corsetti.