Novembro Mês da PREMATURIDADE
O que é considerado “prematuridade”? O bebê prematuro é aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação. São divididos em “prematuros extremos”, os que vieram ao mundo antes das 28 semanas e correm mais risco de vida do que os bebês que nascem algum tempo depois, pois apresentam um estado de saúde muito frágil. Há também a faixa de prematuros considerados “intermediários” que nascem entre 28 e 34 semanas, que constituem a maior parte dos prematuros. E os chamados “prematuros tardios” que nascem entre 34 até 37 semanas.
Normalmente, uma gestação dura cerca de 40 semanas. São várias as causas que podem levar à prematuridade, mas o principal passo para evitar esse problema é a prevenção, salienta a diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani. “Nesse sentido, o pré-natal é uma das medidas mais eficazes para uma gestação saudável”, ressalta. As complicações associadas a um nascimento prematuro incluem pulmões imaturos, dificuldade de regular a temperatura corporal, má alimentação e ganho de peso lento.
Bebês prematuros podem precisar de cuidados mais intensos por mais tempo, bem como de medicamentos e, às vezes, cirurgia. A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade, no mundo todo. O Brasil é o 10º país no ranking global de partos prematuros, os quais ocasionam 10 vezes mais óbitos de crianças do que o câncer. São 340 mil famílias passando pela experiência da prematuridade todo ano em território brasileiro, 12% do total de nascimentos. 17 de novembro é mundialmente conhecido como o dia da prematuridade, mas a campanha acontece em todo mês de novembro.
A Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional, cumprindo sua missão ao desenvolver ações de responsabilidade social e inclusivas, abraça a causa da prematuridade e solidariza-se com as crianças e suas famílias. Somando somos mais fortes. Um dos Projetos da FECI é o Interabilita, cujo objetivo é promover a melhoria de crianças com deficiência. O Projeto Interabilita, atende 40 crianças através da fisioterapia neurofuncional pediátrica, 40% dessas crianças são prematuras. O atendimento no Interabilita proporciona o acolhimento social, a integração e a inclusão dessas crianças e seus familiares. Há 12 anos o Interabilita promove saúde e o bem-estar das crianças atendidas. O engajamento de toda a sociedade é de suma importância.
O Sport Club Internacional através da FECI confirma sua responsabilidade social e contribui para uma sociedade mais inclusiva e justa.
Fonte: www.prematuridade.com e Projeto Interabilita
Texto: Ana Maria Froner Bicca -Bibliotecária do SCI